Torne-se um consultor em reforma tributária, em apenas três meses

Aprenda sobre o novo modelo de tributação que será implementado em 2026, explorando suas principais características.

Saiba como construir planilhas para calcular o IBS e o CBS e como definir preços para produtos e serviços na Reforma Tributária.

Aprenda a utilizar ferramentas que possibilitem uma aplicação prática das novas normas, garantindo a conformidade fiscal.

Desenvolva estratégias que proporcionem uma vantagem competitiva no mercado até 2033, alinhando-se às mudanças legislativas.

ESC POS

Programa de Formação e Certificação de Consultores em Reforma Tributária

Curso 100% online
reconhecido pelo MEC

Carga horária
80h-aula

Pontuado pelo PEPC/CFC

Válido como crédito
nos Cursos de Pós FBT

Saiba quais são as oportunidades de planejamento tributário na reforma Tributária e as possibilidades de recuperação de créditos.

Simulação e análise de cenários no período de transição da reforma tributária, benefícios e incentivos fiscais.

Saiba como contabilizar a apuração dos créditos e a extinção dos débitos de IBS e CBS.

Aprenda a calcular o IBS e CBS e a precificar produtos e serviços na reforma tributária.

Análise do impacto da reforma tributária nos diferentes regimes tributários, em compras, vendas e outras operações.

Análise do impacto da reforma tributária nos setores comercial, industrial e de serviços.

Para quem é o Programa de Formação e Certificação de Consultores em Reforma Tributária

O curso é dirigido a:

e demais interessados em dominar a legislação e o cálculo dos novos tributos e dos preços, em decorrência da implantação da reforma tributária.

Vantagens de se tornar um
Consultor em Reforma Tributária
certificado pela FBT

Reconhecimento no Mercado Tributário

A FBT é a única Instituição de Ensino Superior do país especializada na área tributária e, por isso, a sua certificação tem o reconhecimento do MEC. A demanda por consultores especializados em Reforma Tributária está crescendo rapidamente, e a certificação em uma faculdade especializada no segmento tributário o colocará em posição de destaque, para aproveitar as oportunidades que, certamente, advirão no ano de 2.026.

Por isso, obter uma certificação como consultor em Reforma Tributária, pela FBT, é um investimento na sua carreira, que o qualificará para atuar em um mercado em alta e o diferenciará como especialista em um tema tão relevante para a sustentabilidade das empresas.

Torne-se um consultor em Reforma Tributária, em apenas mais três meses

Após finalizar o curso, para você continuar se atualizando sobre os assuntos da reforma tributária, você manterá acesso ao Programa de Formação e Certificação, por mais três meses, podendo assistir às aulas ao vivo e às suas respectivas gravações, além de consultar os materiais atualizados.

Aprenda a calcular o IBS e CBS e a precificar produtos e serviços na Reforma Tributária

Aprenda a construir as suas próprias planilhas de cálculo do IBS e da CBS, inserindo os dados tributários nas planilhas, manualmente, para apurar estes tributos; saiba como precificar, adequadamente, os produtos e serviços; realize simulações e adquira o conhecimento necessário para importar os documentos fiscais de modo não automatizado, um a um, na planilha, com o objetivo de realizar uma coleta de dados relevantes.

Formação continuada por mais três meses

Após concluir o Programa, você terá a oportunidade de prolongar seu aprendizado com acesso contínuo por mais três meses. Durante esse período, você poderá acessar as gravações das aulas ao vivo e os materiais, permitindo a fixação dos conteúdos abordados na Certificação de Consultores em Reforma Tributária.

Corpo Docente

Ângelo Márcio L. Costa

MBA em Direito Tributário. Coautor do Livro Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária.

Conheça o Professor

Antônio Alcoforado

Coordenador do MBA em Reforma Tributária da Faculdade Brasileira de Tributação – FBT.

Conheça o Professor

Emílio Peixoto Assemany

Matemático, professor e pesquisador, com mestrado e doutorado em Matemática Aplicada pelo IMPA.

Conheça o Professor

Metodologia

A metodologia adotada no curso oferece uma experiência de aprendizado dinâmica e focada no desenvolvimento integral do aluno e compreende as seguintes atividades, a saber:

Aulas gravadas com exposição do conteúdo básico do curso

Aulas on-line ao vivo, que permitem aos alunos esclarecer dúvidas, em tempo real, e aprofundar o entendimento acerca dos assuntos do Programa.

Acesso às gravações das aulas ao vivo, para que você possa assisti-las quando e quantas vezes quiser

Material e planilhas atualizadas sobre os temas abordados no curso

Prova objetiva, ao final  do curso

Simulações de casos reais:

A realização de atividades práticas, com simulações de casos reais, promove a aplicação direta do conhecimento teórico à realidade do mercado, preparando os alunos para enfrentar desafios concretos no ambiente profissional.

Metodologia de aprendizado flexível:

A combinação de aulas online, gravadas e ao vivo, com materiais de estudo oferece flexibilidade para o aluno, sem perder o rigor acadêmico necessário para o aprendizado efetivo.
O aluno terá acesso imediato às gravações de todas as aulas, durante todo o período do curso e por mais noventa dias após a conclusão do mesmo, para poder fixar os conteúdos nelas abordados.

Acompanhamento personalizado:

A possibilidade de o aluno poder perguntar, diretamente, ao professor, por meio da Plataforma de Ensino, incentiva um contato contínuo, garantindo suporte e feedback, o que contribui para o aprimoramento constante das habilidades dos alunos.

ESC POS

Temas que serão abordados

O aluno desenvolverá uma compreensão aprofundada do Sistema Tributário Nacional, com foco na cobrança de tributos e cálculos no Excel. O objetivo é fornecer conhecimentos práticos sobre os principais impostos, regimes tributários e a forma como os tributos são aplicados sobre preços e rendimentos.

O aluno será capacitado a criar uma tabela dinâmica, estruturando dados na planilha excel, com o uso de funções de busca (PROCV, XLOOUP), para a análise e cálculo da carga tributária, em diferentes regimes tributários (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional).

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Tributos sobre o consumo (1ª fase da reforma)
1.1 – ISS, ICMS, IPI, PIS, COFINS
2 – Tributos sobre a renda (2ª fase da reforma)
2.1 – IRPJ, CSLL
3 – Regimes Tributários
3.1 – Lucro Real, Lucro 4. Presumido, Simples Nacional
4 – Tributo por dentro
4.1 – ISS, ICMS, PIS, COFINS
5 – Tributo por fora
5.1 – IPI

O aluno aprofundará o seu conhecimento  sobre as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, com foco na substituição dos tributos sobre o consumo e na aplicação da não cumulatividade plena. Além disso, entenderá como os cálculos tributários serão ajustados no Excel, incluindo a estruturação de preços, considerando os novos impostos. Esta aula tornará o aluno apto a criar a sua própria planilha, com macros e o uso de fórmulas avançadas, para automatizar os cálculos,  no que diz respeito  ao impacto da não cumulatividade plena do IBS e CBS, nos preços dos produtos e serviços. 

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Novos Tributos sobre o consumo 
1.1 – IBS, CBS, IS
2 – Não cumulatividade plena
2.1 – Débito, Crédito de IBS e CBS
3 – Tributo por fora
3 .1 – Montagem do preço s/ tributo 
4 – Simples Nacional por dentro 
4.1 – Manutenção do pagamento unificado
5 – Simples Nacional por fora
5.1 – Apuração do IBS e da CBS fora do Simples

O aluno aprofundará seus conhecimentos sobre o IVA Dual, um dos pilares da Reforma Tributária. O foco será entender os aspectos da incidência desse imposto, tais como o fato gerador, a base de cálculo, o local da operação e as formas de extinção do débito e o aproveitamento de créditos tributários. O aluno aprenderá como calcular corretamente, no Excel, o IVA Dual, criando a sua própria planilha, com a importação de alíquotas de tributos de uma base externa e a aplicação de regras condicionais, para determinar a base de cálculo do IVA Dual.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Fato Gerador
1.1 – Operações onerosas e não onerosas
2 – Base de Cálculo
2.1 – Valor da operação, acréscimos, juros e multas
3 – Local da Operação
3.1 – Estado do destinatário
4 – Extinção do Débito
4.1 – Pelo fornecedor, cliente, split payment, substituição tributária
5 – Aproveitamento do crédito
5.1 – Possibilidades após a extinção do débito

O aluno aprenderá a apurar corretamente o IVA Dual, composto pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), com a utilização de simulações, no Excel, para calcular débitos e créditos, além da construção de planilhas automatizadas, que facilitam a apuração e comparação dos tributos antes e depois da Reforma Tributária. O aluno adquirirá a aptidão para criar um formulário, no Excel, para a entrada automatizada dos valores de débitos e créditos do IBS e CBS.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Apuração do IBS
1.1 – Simulação do Débito e do Crédito
2 – Apuração da CBS
2.1 – Simulação do Débito e do Crédito
3 – Planilha automatizada do IBS
3.1 – Utilização de xml com código fonte no excel
4 – Planilha automatizada da CBS
4.1 – Utilização de xml com código fonte no excel
5 – Planilha Comparativa dos tributos
5.1 – Análise dos tributos sobre o consumo pré e pós reforma

O aluno adquirirá o conhecimento necessário para realizar a apuração dos tributos, durante o período de transição da Reforma Tributária, um momento crítico em que o sistema antigo e o novo sistema de tributação coexistirão. Durante esse período, as alíquotas dos impostos antigos (ISS, ICMS, PIS e COFINS) serão reduzidas gradualmente, enquanto os novos tributos (IBS e CBS) começarão a ser cobrados com alíquotas iniciais reduzidas.

O foco principal será a aplicação prática dos cálculos no Excel, com a construção de planilhas automatizadas para acompanhar a apuração correta dos tributos, nesse cenário de transição, em que serão simulados cenários com análise de sensibilidade. O aluno poderá criar a sua própria planilha de simulação de alíquotas antigas e novas, o que permitirá a análise do impacto da transição sobre diferentes setores econômicos.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – A não-cumulatividade com a Reforma Tributária. Diferenças entre a não-cumulatividade da atual Constituição da não-cumulatividade da PEC 45.
2 – Apuração do ISS e ICMS na transição
2.1 – Redução da alíquota em 0,1
3 – Apuração do PIS e COFINS na transição
3.1 – Redução da alíquota em 0,9
4 – Apuração do IBS na transição
4.1 – Apuração de 0,1 sobre a Base de Cálculo
5 – Apuração da CBS na transição
5.1 – Apuração de 0,9 sobre a Base de Cálculo
6 – Planilha de apuração dos tributos na transição
6.1 – Cálculo com base em xml usando código fonte no excelComo vai ocorrer o creditamento com a Reforma Tributária.
6.2 – Créditos de IBS e CBS na transição, ressarcimento e compensação
6.3 – Saldos credores de ICMS e o novo mercado de transferência de créditos

O foco será o entendimento das particularidades fiscais de setores estratégicos, como alimentação, saúde, educação, serviços profissionais e produtos médicos, que terão regras específicas na nova estrutura tributária do IVA Dual (IBS e CBS).

Os alunos aprenderão a interpretar e a calcular os tributos aplicáveis a esses segmentos, utilizando exemplos práticos e planilhas no Excel, para simular a tributação diferenciada e, também, adquirirão a expertise necessária para criar uma planilha que segmente os dados dos produtos e serviços, personalizando os relatórios com a modelagem tributária e tabelas dinâmicas que estejam de acordo com a legislação tributária diferenciada para alimentação, saúde, educação e outros setores.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Produtos Alimentícios
1.1 – Anexo I da LC 214/25
2 – Serviços de saúde
2.1 – Anexo III da LC 214/25
3 – Serviços de educação
3.1 – Anexo II da LC 214/25
4 – Serviços de profissionais de classe
4.1 – Artigo 127, LC 214/25
5 – Produtos médicos
5.1 – Artigo 133, LC 214/25

O aluno aprenderá como funciona o sistema da redução das alíquotas do IVA Dual (IBS e CBS), para determinados produtos e serviços. A nova estrutura tributária prevê diferentes faixas de redução, dependendo do setor econômico, com o objetivo de tornar o sistema tributário mais justo e reduzir o impacto, em áreas essenciais. O aluno adquirirá o conhecimento necessário para i) calcular a carga tributária reduzida, no Excel, e ii) criar a sua planilha automatizada, com o uso de de funções avançadas (ÍNDICE, CORRESP, SOMASES), visando a aplicar as reduções de alíquotas previstas na legislação, fazendo, inclusive, comparações entre os setores beneficiados e não beneficiados.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Redução de 100% – Alíquota zero
1.1 – Produtos de Cesta Básica, dispositivos médicos, acessibilidade, medicamentos, produtos hortícolas
2 – Redução de 60% – serviços
2.1 – Serviços de saúde, Serviços de Educação, Bens e serviços de segurança nacional
3 – Redução de 60% – produtos
3.1 – Dispositivos médicos, acessibilidade, alimentos, higiene pessoal, insumos agropecuários
4 – Redução de 30% – serviços profissionais
4.1 – Contadores, Advogados, Engenheiros, Profissionais da Saúde
5 – Redução para nanoempreendedor
5.1 – Motoristas de aplicativos, Microempreendedores individuais

O aluno aprenderá a apurar os tributos com as alíquotas reduzidas, para produtos e serviços que se beneficiam de isenções ou redução de carga tributária. Usando dados extraídos de notas fiscais no novo leiaute da Nota Técnica 2024.001, o aluno adquirirá conhecimento para utilizar e construir planilhas automatizadas, no Excel, que calcularão a apuração de tributos, com a aplicação de funções financeiras, filtros de segmentação, gráficos dinâmicos e dashboards interativos.

Além disso, a aula abordará como calcular a tributação de nanoempreendedores, que não emitem notas fiscais eletrônicas (NF-e) regularmente.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Planilha de apuração com Redução de 100% para alimentos
1.1 – Utilização de notas fiscais com o leiaute da Nota Técnica 2024.001
2 – Planilha de apuração com Redução de 60%
2.1 – Utilização de notas fiscais com o leiaute da Nota Técnica 2024.001
3 – Planilha de apuração do nanoempreendedor
3.1 – Utilização de informações conjecturadas em controles externos

A Reforma Tributária em andamento no Brasil propõe profundas mudanças na estrutura de arrecadação de tributos, com o objetivo de simplificar o sistema atual, reduzir a cumulatividade e promover maior transparência e eficiência. Nesse contexto, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) desempenha um papel estratégico como instrumento de controle, fiscalização e digitalização das relações fiscais.

A NF-e, já consolidada como documento digital de emissão obrigatória para diversas operações comerciais, ganha ainda mais relevância com a substituição de tributos como ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A padronização nacional exigirá um sistema robusto e integrado de emissão e fiscalização de documentos fiscais, em que a NF-e se apresenta como ferramenta fundamental.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Adequação dos campos fiscais
1.1. Novas exigências
1.2. Detalhamento para atender às obrigações do IBS e da CBS.
2 – Integração de sistemas estaduais e federais
2.1. A unificação do recolhimento
2.2. Interoperabilidade entre os fiscos.
3 – Possível criação de uma Nota Fiscal Padrão Nacional (NFPN)
3.1. Unificação dos modelos (NF-e, NFS-e e NFC-e)
3.2. Cumprimento de obrigações acessórias.
4 – Transparência e combate à sonegação
4.1. Digitalização e rastreabilidade das operações
4.2. Maior eficácia na fiscalização.
5 –  NF-e: Novas Exigências e Impactos para Empresas
5.1. Padronização nacional da nota fiscal eletrônica
5.2.Ampliação da transparência ao consumidor
6 – Integração com sistema de crédito do IBS e CBS,
6.1. Fiscalização automatizada
6.2. Uso intensivo de tecnologia

O aluno aprenderá a aplicar as estratégias de precificação de produtos e serviços, levando em consideração as novas alíquotas e o impacto fiscal causados pela legislação da reforma tributária. O enfoque será o uso de ferramentas automatizadas no Excel, que permitirão o cálculo de markup, gross up e a determinação de preço final, de maneira eficiente e dinâmica. A principal ferramenta será a criação de planilhas automatizadas, que irão simplificar e agilizar os cálculos tributários e de preços (markup e gross-up), integrando variáveis fiscais e comerciais, de forma intuitiva.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Markup no pós-reforma Tributária
1.1 – Cálculo automático da fórmula do Markup
2 – Gross up no pós-reforma Tributária
2.1 – Cálculo automático da fórmula do Gross up
3 – Planilha de precificação no pós-reforma
3.1 – Cálculo automático do preço do produto e do serviços
4 – Planilha de cálculo do tributo por segmento
4.1 – Cálculo automático do tributo na venda e prestação
5 – Planilha com formulários de cadastro
5.1 – Inserção de dados

O aluno será capaz de criar a sua própria calculadora de tributos, que integrará alíquotas diferenciadas para produtos e serviços, além de possibilitar a criação de planilhas específicas para apuração tributária. O aluno aprenderá a automatizar o cálculo de tributos do IVA Dual, utilizando o Excel, de forma avançada, por meio de ferramentas como importação de XML e macros. O módulo também incluirá práticas para importar dados fiscais e configurar formulários dinâmicos, de modo a otimizar a gestão tributária no dia a dia.

TÓPICOS DE ABORDAGEM:
1 – Importação do XML com código fonte
1.1 – Prática na importação do XML no Excel
2 – Formulários com macro no Excel
2.1 – Prática na criação dos formulários
3 – Controle de produtos com alíquotas diferenciadas
3.1 – Prática na criação das planilhas com redução de alíquota
4 – Controle de serviços com alíquotas diferenciadas
4.1 – Prática na criação das planilhas com redução de alíquota
5 – Prática na criação das planilhas com aplicação da alíquota integral

Inscrições e investimentos

Valor do curso:

R$ 3.200,00

Aprimore seus conhecimentos com nossa mentoria personalizada

No Programa de Formação e Certificação de Consultores em Reforma Tributária, o aluno adquiriu a aptidão necessária para construir a suas próprias planilhas, nas quais os dados tributários podem ser imputados, manualmente, a fim de fazer o cálculo final do imposto a ser pago, segundo a legislação da reforma tributária. Por meio das planilhas, o aluno pode importar os documentos fiscais, um a um, a fim de realizar uma coleta automática de dados relevantes.

No caso de o aluno desejar automatizar, ainda mais as suas planilhas, a fim de poder importar milhares de notas fiscais, de forma simultânea, será necessário um aprofundamento em programação e tópicos mais avançados de excel.

Porque investir em uma mentoria

Aprenda a construir a sua própria calculadora avançada de tributos:

Os alunos que tenham interesse em aprender a construir uma calculadora de tributos, para ser utilizada em empresas que tenham grande volume de notas fiscais e volume de dados, poderão realizar a mentoria com os professores que ministraram as aulas.

Expertise Personalizada:

Nossos mentores são os professores que ministraram o curso e possuem vasta experiência na aplicação prática da Reforma Tributária. Eles poderão revisar as suas planilhas, oferecer feedback e ajudar a corrigir possíveis erros.

Validação de Dados:

Durante a mentoria, você terá a oportunidade de validar os dados que inseriu em suas planilhas. Isso é essencial para garantir que os resultados sejam precisos e estejam alinhados com a legislação vigente.

Otimização de Cálculos:

Com a orientação do(s) mentor(es), você poderá aprender técnicas avançadas para otimizar seus cálculos e melhorar a eficiência de suas planilhas, o que resultará em uma ferramenta ainda mais robusta.

Tomada de Decisões Segura:

A mentoria proporciona uma segurança adicional na tomada de decisões fiscais e financeiras. Com a validação de sua calculadora, você poderá atuar com confiança, sabendo que está utilizando dados corretos.

Invista na mentoria e assegure-se de que suas ferramentas estejam prontas para atender às demandas do novo modelo tributário do Brasil.
Entre em contato conosco para mais informações sobre como agendar sua mentoria personalizada!

© Faculdade Brasileira de Tributação · Todos os direitos reservados.

Fique tranquilo, seus dados estão seguros!
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Ângelo Márcio Leandro da Costa

Bacharel em Ciências Contábeis. MBA em Direito Tributário. Coautor do Livro Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Consultor de empresas e escritórios contábeis. Professor universitário na graduação em Brasília. Professor e palestrante pelo SESCON-DF, CRC-DF, CRC-AM e FENACON. Membro do Comitê Colaborativo do SPED pelo CRC DF. Contador pioneiro do projeto SPED no DF. Professor de Contabilidade e SPED nos cursos de pós-graduação da FBT.

Antônio Guedes Alcoforado

Doutor em Direito Tributário pela PUC – SP; Professor de Direito Tributário no IBET, na UFPE e na FBT; Auditor tributário e ex-superintendente jurídico na Sefaz-PE; representante de PE no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária, que analisa propostas de reforma tributária; ex-pesquisador no CCiF-FGV-SP, no ano da concepção da reforma tributária. Coordenador do MBA em Reforma Tributária da FBT.

Emílio Peixoto Assemany

Emílio Assemany é matemático, professor e pesquisador, com mestrado e doutorado em Matemática Aplicada pelo IMPA. Possui mais de 11 anos de experiência nas áreas de educação, desenvolvimento de software e finanças. Atua como professor bilíngue de Matemática e Macroeconomia em escola internacional, lecionando também Ciências da Computação e Finanças Pessoais. Tem experiência prévia como pesquisador na Swansea University (Reino Unido) e como docente universitário. É certificado como analista de investimentos (CNPI) e tem pós-graduação (PUC-RJ) em linguagens de programação. Trabalha como consultor em modelagem estatística e econômica.